InícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Como aprender Disciplinas (Vampiro)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Tellurian

avatar

Mensagens : 557
Data de inscrição : 29/01/2010

MensagemAssunto: Como aprender Disciplinas (Vampiro)   Dom 29 Jul 2012, 9:01 pm

Este tópico é a visão oficial do wod sobre como as Disiciplinas são aprendidas.
caitiffs podem ter qualquer Disciplina (até a exclusiva de outro clã). E Disciplinas de outros clãs podem ser compradas com Pontos de Bônus até por caitiffs, basta que o prelúdio justifique, como diz o sistema.

Fonte Oficial: Livro Tempo do Sangue Fraco pagina 83 e 84, Blood Magic: Secrets of Thaumaturgy pagina 86 e 88 e Blood Sacrifice: The Thaumaturgy Companion pag 14.

DISCIPLINAS FÍSICAS
Rapidez, Fortitude e Potencia são só incrementos d Atributos Físicos, mesmos efeitos já obtidos naturalmente com uso d Sangue, por isso é só uma questão d pratica e desejar mais força, rapidez ou robustez, pode-se aprender sozinho, embora mais fácil para alguns clãs.
Aprendizado em Jogo: Não requer link, apenas notifique a compra a qualquer momento durante o jogo.

DISCIPLINAS COMUNS
Devido a quebras da mascara no passado, muitas Disciplinas foram contadas entre os humanos, passando do dito popular dos contos e lendas para filmes e séries de Televisão (Crepúsculo, Entrevista com o Vampiro, Moon Light, Angel...), algumas Disciplina se tornaram comuns aos humanos através de contos, lendas e televisão (qualquer Disciplina neste perfil q por ventura não esteja nessa lista, basta o jogador nos informar o filme ou literatura q a Disciplina foi descrita e a adicionaremos nesta categoria), estas Disciplinas comuns são as "psíquicas" - Auspícios, Dominação, Ofuscação e Presença, e outras como Metamorfose e Animalismo, basta que o Vampiro imite essas inspirações da ficção pra aprende-las. A pratica de habilidades mortais condizentes a Disciplina tb funcionam pra aprender Disciplinas desta categoria: Ler livros sobre hipnose e praticar persuasão (pra aprender Dominação); passar muito tempo com animais (Animalismo), ser mais discreto (Ofuscação), etc. Independente disso, o acesso é fácil a professores vampiros q as conhecem, novamente clãs especializados nestas Disciplinas as aprendem mais rápido. Caitifs podem aprender Disciplinas Comuns na criação do Personagem (além das Físicas). NOTA Pessoal: Filmes como Drácula de Bram Stoker, Dracula 2000, Rainha dos Condenados e Crepúsculo o Amanhecer Parte 2 mostram vampiros manipulando sombras, apesar do sistema indiretamente promover a Tenebrosidade e a Linha Artesanato das Sombras para Disciplinas comuns, seu aprendizado requer aprofundamento em seus rudimentos, portanto as trate como Magia de sangue exclusiva d Clã, que são.
Aprendizado em Jogo: Disciplinas Comuns de Clã não requer link para ser aprendidas, o estilo d vida do Clã justifica por si só o treinamento. Aprender Disciplinas fora do Clã (inclusive Caitiffs) precisam apresentar 3 links diferentes da cena que embasa o treino da Disciplina (ainda que ao acaso, exemplo, ao tentar passar por um porteiro sem ser visto, mesmo que o teste falhe justifica comprar Ofuscação, tb se aprende no fracasso).

DISCIPLINAS MAGICAS
Não se adquire Necromancia, Taumaturgia e Misticismo do Abismo por acaso, além do poder do sangue exige orientação complexa ocultista, essa orientação se dá de algumas maneiras: Um vampiro tutor que já as conheça (infelizmente, os clãs q as detém as guardam zelosamente, não a compartilham pra fora do clã nem mesmo por um favor vital). Outro meio de aprender Disciplina Magica é ter um passado ocultista, seja cultural, traduzido ou não em magia limitada ou Magika Desperta (estas se convertem na Linha Taumaturgica mais equivalente a Linha limitada ou Esfera, exemplo, a Esfera Espírito se traduz na Linha Manipulação Espiritual). E vampiros de 14ª  e 15ª Geração podem usar sua capacidade d cain de inventar Disciplinas espontaneamente e aprender qualquer Disciplina (inclusive as mágicas) de forma intuitiva mesmo Linhas extintas ou ditas infernalistas (o q surpreende até os Anciões), contudo é preciso que o Sangue Fraco tenha o conhecimento da magia do Sangue a disposição. Assim como mortais, Caitiffs ou Dhampirs interessado em ocultismo tb são capazes de aprender Trilhas da magia limitada humana com ate uma maior facilidade q mortais pela magia inata do sangue (veja World of Darkness: Sorcerer), mas assim q subirem sua Geração (exemplo, diablerie) o Sangue Fraco substitui sua Trilha d Magia Limitada pela a Linha d Disciplina d Sangue equivalente.
Mecânica de Aprendizado em Jogo: Disciplina Mágica requer conhecimento extra, seja material ou conhecimento essencial pra desenvolver a Linha, ou um professor q tenha a Linha a ensinar (ou seja, Mentor ou uma Biblioteca). Tendo os requisitos, segue abaixo sistema revisado d suplementos oficiais pra aprender Rituais: Cada nível comprado tb compra 1 ritual do nível comprado (diferente do livro básico q dá apenas 1 Ritual de nível 1), ou seja, se tiver Taumaturgia 3 escolha um Ritual nível 1, outro d nível 2, e outro d nível 3 (fonte Blood Magic: Secrets of Thaumaturgy pagina 86), no mesmo livro pagina 88 diz tb opções para aprender Rituais adicionais: 1) Cada Ritual custa seu nível em Experiência (basta pagar sem nenhum exigência d tempo d estudo). 2) Se preferir não pagar Experiência, requer tempo d estudo do personagem: Ritual nível 1 (1 semana), Ritual nível 2 (1 mês), Ritual nível 3 (3 meses), Ritual nível 4 (6 meses) e Ritual nível 5 (1 ano), divida esse tempo a metade (cumulativamente a cada item a seguir) se... dedicar um dia inteiro de estudo (8 horas); Divida a metade tb para cada ajudante q tenha conhecimento de Taumaturgia ou q tenha material ocultista essencial para decifrar a magia (cada ajudante tb adiciona 1 dado ao teste de aprendizado), o ajudante q tenha a Habilidade Instrução é tratado como Mentor (neste caso, não recebe o dado extra, mas sim o teste q gera economia de Experiência), ou seja: Um Familiar (com poder equivalente a Taumaturgia), ou Mentor, ou uma Biblioteca d Ocultismo (o modificador de tempo a metade foi baseada no livro Blood Sacrifice: The Thaumaturgy Companion pag 14).

DISCIPLINAS "EXCLUSIVAS" (e desconhecidas na ficção)
Estas são Disciplinas guardadas por seus Clãs, Disciplinas que não se popularizaram na ficção humana, Quimerismo, Serpentis, Vicissitude, Quietus, Sanguinus, Miterceria, Demência, Valeren, Obeah, Melpominee, Tanatose, Daimonon, Taumaturgia, Temporis, Tenebrosidade e qualquer Disciplina criada por Sangue Fraco. Estas Disciplinas são praticamente impossíveis de se aprender sem um tutor, e raro do instrutor q a ensina pra fora do Clã (mas ainda acontece), esses mentores são muito raros e sempre pedem favores em troca, ainda sim nenhum Clã é uma ilha, Caitiffs destes Clãs tb herdam a Disciplina d seu Clã d origem, inclusive a exclusiva, mas tais Caitiffs podem aprender a Disciplina exclusiva herdada se reproduzirem os mesmos rudimentos necessários pra desenvolver a Disciplina exclusiva, por exemplo, ao testemunhar um vampiro na forma espiritual e notar que o espirito do Vampiro é trevas, e claro, se obviamente tiver contato com as Trevas Tenebrosas para que possa fazer tal associação, isso pode levar um Caitiff d Lasombra a entender sozinho a Tenebrosidade. Quanto a Disciplina única dos Caitiffs, ninguém a tem no sangue a não ser o caitiff, só se ele ensinar (ou se outro Sangue Fraco tb a reinventar).
Mecânica d aprendizado em Jogo: Disciplina Exclusiva d Clã aprendida pelo membro do Clã (ou a Disciplina espontânea para o Sangue Fraco q a inventou) é aprendida a qualquer hora durante o jogo sem link (a educação de clã ou da vida do Sangue Fraco justifica os requisitos d aprendizado, mesmo Disciplinas mágicas). Para aprender Disciplinas Exclusivas de fora do clã, requer um Mentor que tenha o conhecimento necessário (não necessariamente do clã de origem da Disciplina), no caso de um Caitiff aprendendo a Disciplina exclusiva de seu clã de origem basta que o Caitiff tenha algum contato com os rudimentos do aprendizado da Disciplina em questão, o q as vezes exige estudo do clã de origem ou observação d um uso da Disciplina do clã de origem.

-------

Habilidade Instrução: Companheiro do Narrador página 16 e 17. Qualquer categoria de Disciplina (Física, Comum, Mágica ou Exclusiva), assim como Perícias, Conhecimentos ou alguns Talentos como Briga podem ser ensinados, o professor deve ter o Talento Instrução igual ou maior q o nível daquilo q ensina (Nota Fórum: Analisando os Talentos da ficha, só Empatia eu não saberia como pode ser ensinado por um professor, os demais estão liberados).
Sistema: Cada mês d Instrução o professor testa Manipulação + Instrução, Dif 10 (9 se o aluno tem Qualidade Precoce) menos Inteligência do aluno, cada sucesso economiza 1 d Experiência do aprendizado do aluno.
Nota do Fórum: Não tem um parâmetro d horas d estudo a cada dia desse mês d estudo, então faça como Taumaturgia, impõe horas, ou uma forte experiência acelera o aprendizado (considerando apenas 3 eventos (links) para formar um mês de estudo), no q diz respeito a Instrução, cada ajudante divide o tempo a metade, e o dia todo d estudo (8 horas), tb divide esse mês a metade. Quanto ao sistema da pagina 141, não aplique o sistema d compra apenas um nível por Característica a cada Historia, pois raros narradores dividem sua narrativa por Capítulo, tão pouco por História, e aqueles q assim o fizeram, nao conseguiram a mesma equivalência de tempo d jogo por Historia via fórum q se tem via mesa.

_________________
Avisos da Administração
Regras e ferramentas mais usadas Como Lançar os Dados, Guia pra Combate e Força de Vontade pra Coadjuvantes

Como Postar com seu personagem:
-- Falas iniciam-se com TRAVESSÃO, *Ações entre ASTERISCO, apesar d as vezes nao ser necessario* e "Pensamentos entre ASPAS".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Como aprender Disciplinas (Vampiro)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ofuscação
» Assamitas
» Humanidade e Força de Vontade
» Serpentes da Luz
» [Projeto] Realm de Minecraft 24/7

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tellurian :: Fórum :: Regras-
Ir para: