Tellurian
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Ganhando/Gastando Experiência.

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin

Admin


Mensagens : 2241
Data de inscrição : 29/01/2010

Ganhando/Gastando Experiência. Empty
MensagemAssunto: Ganhando/Gastando Experiência.   Ganhando/Gastando Experiência. Icon_minitime1Sex 29 Jan 2010, 10:25 pm

1 - Como pedir seu XP.
Mande um MP (Mensagem Privada) pro membro Tellurian, com o título: Pedido d XP por Sessão (e Historia, se for o caso). No corpo do post copie e cole um ou mais links d jogo d cada pontuação abaixo q vc acredita merecer (sem os links, nada de pontos), tb mande links em q vc ganha Antecedentes. Toda postagem registra a data e hora q foi enviada, o membro Tellurian anuncia Neste Link quando os jogadores podem lhe mandar pedido de experiência, a data entre os dois últimos anúncios é o período válido de jogo para pedir experiência, impedindo que o uso d um único periodo de jogo pra premiar mais de uma vez. Essa avaliação de experiência é enviada para ficha do seu personagem, para que cada narrador ou administrador comprove a lisura da avaliação. Os anúncios são feitos a cada quantidade de postagens de jogo que vc fizer, pedimos q o próprio jogador nos alerte para liberar o anuncio de experiência pois o avaliador pode estar distraído com o plot ou afazeres administrativos (um avaliador carregado de afazeres administrativos pode de distrair dos prazos d anuncio, pedimos que o próprio jogador avise o avaliador quando tiver as postagens necessárias pra pedir experiência, mesmo que o narrador não saiba de seu pedido, ver as razões disso abaixo).

2 - XP por Sessão.
Sempre que o jogador acumula mensagens equivalentes a um post por dia em duas semanas, pode mandar seu pedido d xp por sessão (duas cenas ou mais).
  • 1 ponto automático, apenas por sobreviver (esse nao requer link).
  • 1 ponto de aprendizado. Escreva a lição aprendida e o link da cena q o fez aprender.
  • 2 pontos de interpretação, sendo:
    1 ponto por interpretar o basico: Natureza, Comportamento e conceito em qualquer momento da sessão.
    1 ponto por nao ignorar demais questões da ficha - Clã, Tribo, Raça, Qualidades, Defeitos e aprendizados (nao requer link).
  • 1 ponto de Heroísmo, basta agir heroicamente (garous sempre envolve risco de vida eminente, os demais não).
  • 4 pontos para adequar os jogos via Internet a mesma velocidade d evolução das mesas presenciais (Vampiro - Manual do Narrador pagina 118, porém aplique aos demais seres sobrenaturais pois a despeito do ser q se joga, todos os jogos aqui são via internet).
  • 2 pontos (Só Vampiros), sendo 1 para cada uso de uma Característica (no máximo pra cada dois usos da Característica, total 2 pontos), porém esse ponto só pode ser gasto na Característica usada (Disciplina, Habilidade ou Atributo). Vampiros aprendem mais rápido em situação tensa (o livro classifica esse termo como uso criativo, ou interessante, ou com alto sucesso (4 sucessos). devido ao alto potencial disso gerar confusão, não usamos este requisito (Vampiro - Manual do Narrador pagina 120).

3 - XP por História.
Se conquista essa premiação sempre q o roteiro chega ao desfecho ou climax (ou apos 4 sessões jogadas, este é extra oficial), ainda q não tenha desfecho, a premiação deve ser dada neste limite d sessões, basta enviar o pedido d xp por historia junto com o pedido por da ultima sessão da história (ou junto com a quinta sessão jogada). O Entreato do Fórum tb foi estabelecido (30 dias d tempo d jogo pra cada jogador usar como desejar, aprendo Ritual, Mamobra Especial metamórfica, etc). Usamos estes extra oficial limite d sessões por Historia pois (e tempo d entreato) pois, infelizmente, raros narradores planejam História apesar de afirmarem narram uma Crônica (série de Histórias) sem ao certo saber do q Crônica se trata, e jogam sessão a sessão em improviso sem começo meio e fim.
  • +1 Seu PC fez qualquer conquista parcial ou plena (Garous, tem q ser conquista em prol da Matilha), uma aliança por exemplo.
  • +1 O personagem sobreviveu a um grande perigo ou dificuldade.
  • +1 de Sabedoria. Exibiu grande desembaraço e juízo (sem atrapalhar diversão alheia), ou partiu d voce uma ideia q levou a vitoria (da Matilha, no caso de garous). Ou descobriu novo uso sagaz pras capacidades do personagem (combo criativo e eficiente).
  • 4 pontos para adequar os jogos via Internet a mesma velocidade d evolução das mesas presenciais (Vampiro - Manual do Narrador pagina 118, porém aplique aos demais seres sobrenaturais pois a despeito do ser q se joga, todos os jogos aqui são via internet).
  • 2 pontos (Só Lobisomem) - Se recorrer ao Mestre de Rituais para aprendizado (esse ponto so pode ser gasto na Característica em Questão, Atributo, Habilidade, Dom). Considere q este tutor tem a Qualidade Mercúrio no Meio do Céu, e q tal perfil d tutor sempre esta disponível em jogo, essa tutelagem requer apenas uma Cena, o bastante para sua indicação a um tutor mais adequado justificar que o aluno obtenha estes dois pontos por História (Rage Across The Heavens pagina 130).

4 - Referencia oficial dos prazos. Lobisomem pagina 263  (Leitura nao obrigatória).
Através de observação no próprio fórum, a média anual de experiência (exp) q um jogador bom faz por sessão é 3,5 de exp (ate pq é raro um jogador levar os 5 pontos possíveis, ate pq nem sempre uma narrativa proporciona ato heroico e nem sempre um jogador consegue uma curva de aprendizado, ou melhor dizendo, não consegue interpretar um aprendizado passado). Na pagina acima, o livro estima que uma trupe de jogadores em mesa consegue uma sessão por mês ou semana na melhor das frequências, isso dá ao ano respectivamente 12 á 52 sessões, sendo a média de 3,5 de exp por sessão dá respectivamente 42 e 182 d experiencia por ano que um bom jogador consegue de exp durante um ano d jogo por mesa, some a isso a premiação por História (uma a cada 5 sessões, sendo cada uma 3 de exp, dá 6 á 30 de exp por História) da um total de 48 á 212 de exp ao ano d jogo EM MESA (lembrando, isso é um ótimo jogador). Mas via forum a frequencia de jogo é no mínimo a metade do q é em mesa (pois cada um posta no seu horário, e precisa esperar a disponibilidade do narrador ou de outro jogador pra postar continuar), assim o exp de um bom jogador ganho em um ano de jogo forum é 24 á 106 d xp por ano, como a frenquencia de jogo pode variar entre uma sessão por mês ou por semana, a média entre ambas é (24+106/2), enfim, um bom jogador via fórum faz 65 de exp ao ano.
O que se compra com um ano de jogo (65 d exp) sem morrer/abandonar o personagem?
Em média, Dons de nivel 1 ate 5 custa 60 de exp, uma Disciplia de nivel 1 até 5 custa 70 de exp (mago ultrapassa esses limites), e detalhe, isso é baseado num bom jogador, um jogador comum não compra nem isso. A evolução no Storyteller por si só é lenta, em fórum ainda mais, alguns foruns lidam com isso permitindo q o jogador leve a experiencia de um personagem para outro sob dadas circunstancias, outros dão uma premiação de experiencia por historia acima de 3 pontos (como o recomendado pelo livro se a Historia for mais complexa)... A opniao de vcs é importante, assim q algum membro manifestar interesse no assunto, o próprio membro (ou nos mesmos) abriremos um tópico no Geral pra discutirmos o assunto. Há claro, muitos vão perguntar pq então jogar por fórum, pq após o ensino médio raros aqueles que podem gastar um dia inteiro em jogo por mesa, e quando tem tempo, vc depende que todos os demais do grupo tb tenham tempo para se encontrarem no mesmo dia e hora. Internet da mobilidade, praticidade, com 2 minutos se faz uma boa postagem seja pelo celular enquanto esta na rua, o fórum é aberto 24 horas, as rolagens de dados não permitem fraude e são registradas no fórum, permite q descrição detalhada do cenário e como não requer resposta imediata, impede q a espontaneidade cause erros, pois permite pensar e consultar livros antes de postar, pra quem não tem tempo, fórum é perfeito para quem não tem tempo e não abre mão de um RPG.


Última edição por Admin em Seg 15 maio 2017, 1:42 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://tellurianrpg.forumeiros.com
Admin

Admin


Mensagens : 2241
Data de inscrição : 29/01/2010

Ganhando/Gastando Experiência. Empty
MensagemAssunto: Re: Ganhando/Gastando Experiência.   Ganhando/Gastando Experiência. Icon_minitime1Seg 15 maio 2017, 1:39 pm

Como Gastar Experiência:
Envie links de 3 diferentes CENAS d treino do personagem na Característica q quer comprar. Exemplo: Estudar na biblioteca ou com professor, praticar a característica (usada numa cena de combate), q fique claro, não é um link por teste, é o link da cena em q o teste foi feito (acertado ou fracassado).
Aprendizado q requer só 1 link: Existem aprendizados q basta apenas 1 link, tais como, aprender Dons Metamórficos com espírito (leva só uma hora), Diablerie sobe temporariamente o nível das Disciplinas do Diablerista (permitindo a compra permanente d algum nível d Disciplina q já possua, isso não permite comprar Disciplina q não possui, muito menos do Diablerizado). Mago compra Arete e Esferas após uma Procura.
Links Inválidos: Conforme "Tentando Novamente" Vampiro: A Máscara pagina 193 (a mesma regra tb se encontra nos livros oficiais d outros seres), testes repetidos não contam como treinos diferentes, pois ainda fazem parte da mesma cena, pelo contrario, é passível de Frenesi (aos q o possui) por conta da frustração da primeira tentativa falha ou insuficiente. Outro link inválido é qualquer Cena q o jogador tente encerrar prematuramente, cena parcial é insuficiente como link d aprendizado.
Ir para o topo Ir para baixo
https://tellurianrpg.forumeiros.com
 
Ganhando/Gastando Experiência.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Tellurian :: Fórum :: Regras-
Ir para: