Tellurian
Mensagens : 557 Data de inscrição : 29/01/2010
| Assunto: Status (Prestação) Qui 30 Jul 2015, 6:21 pm | |
| Como ganhar... - Status (Camarilla):
Status na Camarila (ou simplesmente Status) é de acordo com a idade e/ou com o mérito. Quanto mais velho mais Status (e respeito) o Camarilla tem, e o Status do Senhor ou da linhagem do Senhor tb passa pra cria (exemplo, o neto do bisneto do Toreador q fundou a Camarilla). Porém... Status tb é dado por mérito: Uma festa brilhantemente preparada, conquistar poder (Vampiro a Máscara pag 31), expandir território Camarilla, combater Sabá, Lupinos e outros inimigos. Status Camarilla vale so na Camarilla, some o nível d Status Camarilla aos testes sociais com Camarillas. Um alto Status Camarilla lhe torna alvo notável no Sabá. OBS: Status é o nível d poder social na Seita ou Clã (Prestígio), se da por idade avançada, ou feitos pela Seita (ou Clã).
X - Sangue Fraco. Vampiro desconhecido (pode ser caçado por parecer cria sem Permissão). 1 - Neófito conhecido (12ª e 13ª Geração). 2 - Ancilae (entre 100 e 200 anos. 9ª 10ª e 11ª Geração). Hárpia Menor, Zelador do Elísio, ou "Principe" d território do inimigo como Sabá e área rural d Lobisomem (tal promoção prematura d expansionismo da Seita é suicídio, Príncipes e Membros normais recusam tais Principados sem pensar duas vezes). 3 - Ancião (200 a 1000 anos. 6ª 7ª e 8ª Geração). 4 - Matusalém (1000 a 2000 anos 4ª e 5ª Geração). Primigênie. 5 - Antidiluviano (+ d 2000 anos. 3ª Geração). Príncipe.
- Status Sabá:
Status Sabá começa no Bando, Sabás abrem seu caminho nos alto escalões da seita estripando amigos (nos Desafios d Monomancia), atacando rivais poderosos com delicada e terrível eficiência, afirmam-se em combate e na oratória (vide Lasombra), através de ações sutis e monstruosas (vide Tzimisces), ou simplesmente públicas e brutais (vide Panders). Envolve proeza, fama e respeito, ou seja: Guerreiro eficiente, espionagem, vigiar as costas (Nota Tellurian: Desarticular traição?), propaganda do próprio feito, calúnia (Nota Tellurian: Desmerecer o feito d outros Sabás, igual Hárpias), lealdade aos seus aliados e a si mesmo (a própria afirmação na Seita), fingir lealdade aos inimigos, rude com aliados e inimigos, calúnia, se for líder demonstrar racionalidade e discernimento (Guia do Sabá Revisado pág 180), e a Arte da Prestação abaixo por mais q se digam acima d tais mesquinharias da Camarilla, não demonstram q tb sentem ressentimento como todo Hárpia (Guia do Sabá Revisado pág 29). Status Sabá vale só no Sabá, some o nível d Status Sabá aos testes sociais com Sabás. Um alto Status Sabá lhe torna alvo notável na Camarilla.
X - Desconhecido fora do Bando. 1 - Ductos ou Sacerdote / Reconhecido. 2 - Templário/Paladino / Respeitado (pode caluniar em desmerecimento do feito alheio feito um Harpia menor). 3 - Bispo / Renomado 4 - Arcebispo / Pilar do Sabá 5 - Priscus ou Cardeal / Luminar da Seita
- Reputação (Status Anarquista):
É Reputação por atrevimento aberto, proeza, respeito, fazer propaganda boca a boca do próprio feito (até valorizando feitos além da realidade), este Status é praticamente o Antecedente Fama, porém vale no mundo dos Membros. Envolve proezas como: Guerreiro eficiente, espionagem, vigiar as costas (Nota Tellurian: Desarticular traição?), calúnia (Nota Tellurian: Desmerecer o feito d outros Anarquistas, tal como fazem os Harpias), lealdade a aliados e a si mesmo (a própria afirmação na Seita), fingir lealdade aos inimigos, e se for Barão demonstrar racionalidade e discernimento, e a Arte da Prestação abaixo, a semelhança a Sabás não é mera coincidência, o Sabá surgiu dos Anarquistas (Livro Guia dos Anarquistas) Reputação (Status Anarquista) vale so no Movimento Anartquista (some o nível nos testes sociais com Anarquistas).
X - Desconhecido entre Membros. 1 - Figura de menor prestígio; Celebridade nos Membros Locais. 2 - Figura de renome moderado; Herói da causa (pode caluniar em desmerecimento do feito alheio feito um Harpia menor). 3 - Figura de grande reputação; Campeão ou líder de renome. 4 - Um ícone; A multidão canta seu nome. 5 - Uma lenda, como Jack Sorridente ou Jeremy MacNeil.
Arte da Prestação (Definindo Favores) Valido pra Camarilla, Sabá, e Anarquistas Nâo se pode esperar q morra d velhice os vampiros em cargo d comando (Anciões na Camarilla, ou lideres d Bandos e Gangues), a medida q os jovens ganham respeito os mais velhos tende a perder Status, favores e intrigas mantem o Status, e um Ancião q não apoia um vampiro ascendente é como se tivesse apoiado um perdedor. A moeda corrente dos Vampiros é o poder, e o comercio é de presentes, favores e reembolso d dívidas (para alguns, isso é mais importante ate do q a própria existência). O sábio sempre concede favores, o tolo pede favor e fica em dívida. A dívida pode ser feita involuntariamente, quando um ancião manipula adversidades no dia a dia do vampiro q acabam pedindo socorro d dificuldades q pensa ser do cotidiano (e não d um vampiro por tras d tudo), como um maior policiamento na área de caça do neófito o forçando a pedir ajuda, etc, ou num ato mais perigoso, avisar a um caçador onde fica o refugio do neófito, e quando ele for atacado fazer uma entrada d salvamento do neófito no ultimo instante (Guia Camarilla página 147). Prestar um favor para um vampiro mais forte (ganha Prestígio). Receber um favor de um vampiro mais fraco (perde Prestígio) (Guia da Camarilla pag 147 e 148), portanto OBS: Prestar um Favor Grande ou Vital dá 1 d Status e; Dever Favor Grande ou Vital pra um vampiro d Menor Status perde 1 d Status. Ambos até a dívida ser quitada: Pequeno Favor – Empréstimo, apoio político q não arrisque a reputação do doador, uma informação, entrega de uma mensagem, empréstimo de um carniçal/lacaio talentoso por uma noite. Participação em uma festa. Ensinar Disciplinas Comuns (pela Habilidade Instrução, economiza exp na compra). Colete 2. Revólveres. Arma branca (não legalizados). Acordar alguém do Torpor. Até 200 Reais.Grande Favor – Empréstimo não devolvido ou danificado (como carniçais, armas e objetos d arte). Apoio politico q envolve risco ou inconveniente considerável. Auxílio físico durante ataques q não envolva risco d vida. Realizar atos públicos humilhantes. Colete 3. Pistolas (não legalizados). Até 500 Reais. 2 Pequenos Favores.Favor Vital – Dívida de vida (pode exigir a retribuição de vários favores menores considerar essa divida paga), fazendo com q o devedor vote contra causa própria pra pagar o favor. Ensinar Disciplinas Exclusivas e guardadas pelo Clã (e Misticismo do Abismo). Colete 4. Fuzil. Escopeta. Espingarda. Metralhadoras. Sub Metralhadora. Calibre 12 (não legalizados). Recursos 1. Dois Favores Grandes. Cincos Favores Pequenos.Fonte: Guia da Camarilla página 216. Fonte: Guia dos Jogadores 2ª Edição 116. Regra de Ouro.OBS: É proibido pedir serviço arriscado ou infração as leis da Seita.Um Favor prestado pode ser cobrado a qualquer momento, e o devedor deve pagar podendo ou não, por isso aquele q deve se vê sem liberdade d agir contra seu credor, pois ele pode cobrar a divida a qualquer momento. Se o devedor ignora pagar sua divida, se torna inconfiável pelas próximas décadas, raramente será ajudado, e quando for pagar uma dívida pagará o dobro do preço pela ajuda. - Se o credor exigir um pagamento melhor do q prestou, se o devedor caçoar da tentativa tal vergonha anula a dívida, o devedor está livre da dívida e o credor perde o Status ganho pelo crédito anulado. - A pena por matar o credor sempre é caçada de sangue, não importa seu Status (Guia da Camarilla pag 149).Prestígio de Clã. (Guia da Camarilla Revisado pagina 19 e 35). Para os Camarillas (Tzimisces e algumas Lasombra) o Prestigio d Clã é mais importante q a Seita (o mesmo vale para Anarquista na cidade Camarilla), para os demais Sabás (e cidade dominada por Anarquistas) a Seita vem antes do Clã (Guia do Sabá Revisado pag 95). Essa forma de Status (Prestígio de Clã) so pode ser obtido por meio de representação (não pode ser comprado), seu índice vai até 10, mede sua posição dentro do seu Clã (linhagem), ou em caso raro representa seu respeito d outro clã/linhagem por vc (apesar d raramente acontecer com outro), exemplo: Um Toreador q passa informações para os Nosferatus teria Prestigio Nosferato. - Clã do Príncipe:
Enquanto cumpre seu dever, acabar com uma conspiração Sabá de assassinato do Príncipe, ganha Status com o Clã do Príncipe.
- Brujah:
Prestigia a atitude, compromisso com o enfraquecimento das autoridades, ou a propagação do anarquismo. Dizer verdades ao Principe, romper uma negociação Ventrue, provocar os Tremeres, desvendar as fraudes de um policial corrupto (Prestigio conferido só se sobrevive pra se gabar).
- Malkaviano:
A hierarquia Malkaviana não tem critérios aparentes, olhando d fora parece q as posições mudam a cada noite. Porém Prestigia qualquer ato excepcional (ou brincadeira irritante ou ate fatal) q quebra a percepção compartilhada pela realidade, como fazer o Principe falar em línguas ou o Zelador exponha um quadro pintado a dedo. Os Malkavianos sabem q brincadeira tem limite, e dão as costas para quem abaixa as calças do Principe no meio do Elísio.
- Nosferatu:
Prestigia quem descobre informações suculentas q podem ser usadas mais tarde. Passar informações para os Nosferatus regularmente tb confere Prestigio pra membro fora do clã. Mas perde reputação aquele q trai a confiança do Clã ou passa informação falsa.
- Toreador :
Prestigia quem descobre ou cria obras de arte. Bailes particularmente bem sucedidos, ou manipulação de outros vampiros, ou observações notórias em um Elísio. Em contrapartida, perde respeito o fracasso em ambiente social, ou descobertas e desempenhos d qualidade inferior.
- Tremere :
Prestigia quem segue e prosperar em uma missão Tremere, triunfa em pesquisa Taumaturgica, elimina inimigo do clã, e se empenha na promoção dos objetivos do clã (ou seja, poder e contra a extinção). Mas retrocede séculos de Prestígio se desobedece ordens, fracassar em suas experiências ou enfraquecer o clã.
- Ventrue:
Prestigiam o sucesso. Aquisições bem sucedidas, manobras empresariais, golpes políticos, ou outras atividades q beneficiam o clã ou a seita. Mas a punição é severa se fracassar ou machucar o clã. Quem não se comporta direito tb arrisca perder Prestigio, assim como seu Senhor e crianças.
- Gangrel:
Os Grangels contam seus feitos e ações entre si em reunião anuais ou convocadas (quanto mais prestigiado, mais Gangrels aparecem) e o boca a boca Prestigia feito importante e ridiculariza feito sem importância. Contos importantes sobre um Gangrel vindo d um membro d outro clã só vale se o tal membro fez algo pra ganhar o respeito do clã Gangrel.
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